English 
搜索
Hebei Lansheng Biotech Co., Ltd. ShangHai Yuelian Biotech Co., Ltd.

ECOEX - Uma Solução de Embalagem Reciclável​ ​Inovadora de Alto Valor para o Setor Agroquímicoqrcode

Aug. 22, 2022

Favorites Print
Forward
Aug. 22, 2022

Greif
United States  United States
Follow

A Greif é líder global em embalagens industriais e serviços e está estrategicamente localizada em 37 países, com mais de 200 operações. Na América Latina, a Greif possui 14 fábricas localizadas em 6 países. O setor agroquímico é um dos maiores mercados da América Latina para a Greif, fornecendo aos seus clientes bombonas plasticas e frascos de alta performance de diversas capacidades que variam de 0,25 litros a 30 litros, incluindo tecnologia mono e com barreira. 


公司logo.pngEm entrevista com Gustavo Melo, Gerente de Marketing Estratégico Global da Greif, conhecemos como a Greif atua na América Latina e atende a indústria agroquímica com soluções de embalagens inovadoras e sustentáveis. Gustavo destacou como a solução de embalagens ECOEX da Greif, concebida a partir do processo interno de inovação na América Latina (LATAM INNOVA), está mudando o cenário do COEX para o setor agroquímico.


Gustavo.jpg

Gustavo Melo

Gerente de Marketing Estratégico Global da Greif


Por favor, apresente a Greif LATAM e os serviços e soluções que a Greif oferece para o setor agroquímico.

A Greif LATAM é especializada na produção e fornecimento de tambores de aço, embalagens plásticas e tampas em 14 operações em seis países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e Guatemala). Um dos maiores setores que a Greif atende nesta região é a agricultura, tanto na produção de alimentos (com tambores de aço cilindricos, cônicos e de plástico) quanto agroquímicos (com bombonas plasticas e frascos). O setor de agroquímicos do Brasil é um dos maiores da América Latina, com a Greif fornecendo bombonas e frascos plásticos de alta performance em várias gramaturas, com tecnologia mono ou barreira. O Brasil também abriga nosso Centro de Excelência para Tecnologia de Plástico com Barreira, que reúne a experiência global da empresa, as melhores práticas e insights do setor para desenvolver inovações sustentáveis para os clientes. A Greif Green Tool - uma poderosa ferramenta de modelagem ambiental que usa dados independentes do ciclo de vida dos produtos de embalagem industrial Greif - está disponível para os clientes para ajudá-los a tomar decisões emabasadas sobre quais tipos de embalagens industriais são ideais para suas necessidades exclusivas, ajudando-os a alcançar seus metas de sustentabilidade. Os resultados são usados para criar um baseline ambiental e ajudar os clientes a fazer comparações significativas entre diferentes tipos de embalagens e acompanhar as melhorias de sustentabilidade ao longo do tempo.


工厂图.png


Como a Greif responde às demandas diversificadas dos clientes nesta região?

Juntamente com o Brasil, a Greif tem operações na Argentina, Colômbia e Chile atendendo os principais clientes agroquímicos. Assim como em nossos outros mercados internacionais, estamos respondendo ativamente à demanda dos clientes por soluções mais sustentáveis. Nossa cultura de melhoria contínua levou ao desenvolvimento do JCR 20L, uma bombona leve e de alto desempenho para o setor de agroquímicos que é quase 20% mais leve que a bombona padrão de 20 litros. O peso reduzido e o novo design permitem que até sete por cento mais bombonas sejam empilhados por palete, e a capacidade de armazenamento em estoque pode ser aumentada em até 6,7 por cento. Além disso, o peso mais leve pode ter menores emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e menores custos de coleta para reciclagem. A Greif está comprometida em encontrar fontes confiáveis de resina pós-consumo (PCR) para ajudar a reduzir o uso de materiais virgens à base de fósseis em suas embalagens. Em toda a América Latina, a Greif está trabalhando para adquirir máquinas com baixo consumo de energia com capacidade de processar PCR de acordo com as necessidades do cliente. Para resolver o grave problema da falsificação para a indústria agroquímica, também colaboramos de perto com nosso negócio global de tampas, Tri-Sure, que ajuda a fornecer soluções de tampas antifalsificação e inovadoras para os clientes. Isso é suportado por serviços de valor agregado, incluindo soluções personalizadas para o cliente e entrega de designs e processos de embalagem inovadores, à medida que respondemos às necessidades do setor. Por fim, nossa solução de embalagem ECOEX, que possui material com ciclo de vida estendido em comparação com o regrind do COEX, é uma das inovações mais significativas que introduzimos no mercado brasileiro.

Todos os anos, a Greif conduz seus prêmios internos de sustentabilidade os quais estão abertos a todas as equipes da empresa. Soubemos que o vencedor da categoria Global Environmental Sustainability Award em 2021 foi a Greif Brasil – GIP (Global Industrial Packaging business) por seu projeto de solução de embalagem ECOEX. Poderia explicar com mais detalhes sobre este projeto?

image.pngProjetado para a indústria agroquímica, o ECOEX foi desenvolvido como uma tecnologia de barreira multicamada de alto desempenho e reciclável de alto valor para bombonas que reduz os custos de reciclagem, as emissões de carbono e prolonga o ciclo de vida do produto. É importante ressaltar que a tecnologia de barreira ECOEX oferece uma alternativa mais sustentável às embalagens COEX. Ao contrário do COEX, que só pode ser reciclado e reaproveitado para aplicações de baixo valor, como tubos, o ECOEX pode ser reciclado e usado para produção de embalagens MONO de alto valor certificadas UN. Gerado a partir de nosso processo interno de inovação na América Latina, chamado LATAM INNOVA, o ECOEX foi desenvolvido em resposta a um desafio de longa data enfrentado por muitos de nossos clientes na indústria agroquímica que desejam embalagens recicláveis de maior valor sem comprometer o desempenho da barreira. Com a introdução do ECOEX no mercado, os clientes agora se beneficiam de embalagens industriais multicamadas com barreiras de alto desempenho (Nylon ou EVOH) para armazenar produtos à base de solvente que podem ser reciclados em embalagens MONO de alto valor certificadas UN.

Você pode explicar por que o ECOEX é melhor para a economia circular?

O ECOEX oferece um material com ciclo de vida estendido, em comparação com o regrind do COEX, que só pode ser reciclado em produtos de baixo valor agregado, como tubos. Devido às suas propriedades de alta reciclabilidade e à redução de materiais virgens necessários para produzir novas embalagens MONO certificadas UN, como bombonas ou frascos plásticos, nossas bombonas ECOEX resultam em emissões de carbono muito menores em comparação com os equivalentes COEX. Testes internos indicam uma redução de até 48% nas emissões de carbono com ECOEX devido à sua maior qualidade de moído, o que significa que os custos de reciclagem também são reduzidos, em comparação com o COEX. A redução nas emissões de carbono é calculada com o Greif Green Tool, que é uma ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa IFEU na Alemanha com base nos padrões ISO 14040/14044. A alta reciclabilidade dos produtos de barreira multicamadas apoia nossa própria estratégia de economia circular e, como o material ECOEX é menos caro para reciclar, também cria valor para os clientes, além de apoiar suas metas de sustentabilidade ambiental. Estamos liderando uma iniciativa do setor no Brasil para converter todas as embalagens baseadas em COEX em embalagens ECOEX mais sustentáveis.

É um processo fácil para os clientes migrarem de embalagens COEX para ECOEX? Existem requisitos especiais necessários, como recertificações?

 Os clientes podem facilmente fazer a transição de COEX para ECOEX. Os clientes que atualmente usam embalagens COEX certificadas UN podem migrar para ECOEX sem a necessidade de recertificação UN. A ECOEX é uma embalagem de barreira multicamadas que mantém a mesma camada de barreira física de alto desempenho (Nylon ou EVOH) da embalagem COEX. A camada de barreira interna, que fica em contato com o produto envasado, permanece a mesma e devido a um aprimoramento nas demais camadas da estrutura da embalagem, o ECOEX possui maiores propriedades de reciclabilidade.

Por favor, apresente o GREIF LATAM INNOVA. O que é esse PROCESSO e como ele contribui para as inovações da Greif?

项目logo.pngGreif LATAM INNOVA é um hub de inovação que reúne todos os funcionários da Greif para promover uma cultura de inovação para incentivar e nutrir ideias. A Greif sempre trabalhou em estreita colaboração com seus clientes e parceiros para criar produtos e serviços inovadores e nosso hub de inovação apoia um trabalho mais próximo com nossos parceiros para promover e alavancar novas oportunidades de negócios sustentáveis. O foco em ESG (Governaça Socio Ambiental) presente na Greif já há bastante tempo e a manutenção desses padrões para apoiar o meio ambiente e as gerações futuras são o núcleo de nossas atividades de inovação. Todos os departamentos da empresa passaram a ter uma mentalidade e visão inovadoras, com foco nos conceitos de Inovações Core, Adjacente e Disruptiva – e sempre garantindo que essas soluções inovadoras atendam às necessidades de nossos clientes internos e externos.

Na sua opinião, quais são as principais tendências que afetam o negócio de Agroquímicos?

Os resultados de nossa recente avaliação de mercado do setor de agroquímicos, que incluiu análise da indústria, pesquisa de mercado on-line, entrevistas individuais com clientes e consultas com os principais influenciadores da indústria, descobriram as duas principais tendências que afetam a indústria: Aumento da demanda por alimentos e das alterações climáticas. O aumento do consumo global de alimentos devido ao alto crescimento populacional, principalmente nos países em desenvolvimento, está impulsionando a demanda por produtos agrícolas. Alguns países em desenvolvimento na Ásia e no Pacífico precisarão aumentar sua produção de alimentos em até 77% para alimentar sua população até 2050. Além disso, os níveis crescentes de renda dessas populações estão mudando os padrões de consumo de alimentos, com mais produtos de origem animal, frutas e vegetais substituindo alimentos tradicionais, como cereais. Isso exigirá nutrientes adicionais e culturas de qualidade, o que impulsionará a demanda de insumos agrícolas. Como resultado desses fatores, o consumo de insumos agrícolas deverá crescer no médio e longo prazo, exigindo aumento da produtividade. Acredita-se que a mudança climática esteja afetando o tamanho da população de pragas, as taxas de sobrevivência, a distribuição geográfica e a intensidade e o desenvolvimento de várias doenças. O aumento das temperaturas está aumentando a taxa na qual os insetos podem digerir os alimentos, fazendo com que eles ingiram e destruam as plantações em um ritmo mais rápido. Além disso, em regiões temperadas, o aquecimento das temperaturas pode fazer com que os insetos, que são ectotérmicos, ou de ″sangue frio″, se tornem mais ativos e, portanto, mais capazes de se reproduzir. Isso aumentou a frequência de surtos de pragas e criou casos mais distribuídos geograficamente de perdas de colheitas. Isso poderia criar maiores oportunidades para o consumo de agroquímicos, onde as empresas precisarão inovar com um melhor mix de produtos.

Na sua opinião, quais são os principais desafios atuais da indústria de embalagens para agroquímicos? Qual é a principal competência da Greif neste setor?

image.pngA sustentabilidade é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam para melhorar o retorno do investimento e os benefícios econômicos de forma balanceada com seus objetivos ambientais. Inovações como a nossa Greif Green Tool avaliam o ciclo de vida da embalagem como parte do nosso kit de ferramentas ESG e nos permite estabelecer um baseline ambiental para nossos clientes. A ferramenta também fornece aos nossos clientes dados de tendências robustos, permitindo que eles avaliem e revisem periodicamente seu progresso. Essas informações do Gustavo Melo são vitais, pois são os dados que sustentam decisões para oferecer uma sustentabilidade aprimorada, pois detalham informações sobre as escolhas de embalagens por parte de nossos clientes e contribuem para suas próprias metas de sustentabilidade. A Greif está desempenhando seu papel ao contribuir para as melhores práticas globais em padrões de sustentabilidade, ajudando a oferecer melhor valor e soluções de embalagens industriais mais sustentáveis para atender às necessidades dos clientes em mercados locais. Continuamos a aplicar nossos fortes padrões ESG em nossas operações diárias e impulsionamos a colaboração e a inovação, não apenas dentro de nossa organização, mas em toda a cadeia de valor das embalagens. Uma abordagem baseada em parceiros significa que podemos entregar os melhores resultados para todas as partes interessadas envolvidas na indústria agroquímica, atendendo às necessidades e expectativas do cliente final agroquímico.

Qual é o plano da Greif para o negócio de agroquímicos na América Latina nos próximos anos?

Como a indústria de agroquímicos é uma das que mais crescem no mundo, esperamos ver um crescimento contínuo de nossos produtos e serviços de embalagem em toda a América Latina, à medida que continuamos a defender o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Para sermos reconhecidos como a melhor empresa de serviço a cliente do mundo, precisamos continuar próximos de nossos clientes e de seus clientes finais. A demanda global por alimentos continua a crescer de maneira inabalável, por isso precisamos continuar fazendo investimentos em novas tecnologias sustentáveis e aproveitar para evoluir ainda mais tendo como base as iniciativas líderes de ESG da indústria, já iniciadas pela Greif.

Se você tiver interesse em saber mais sobre nós, você pode visitar nosso site em www.greif.com.

image.png




This article was initially published in AgroPages' '2022 Latin America Focus' magazine.


2022拉美底部.jpg


Source: AgroNews

0/1200

More from AgroNewsChange

Hot Topic More

I wanna post a press Comment

Subscribe 

Subscribe Email: *
Name:
Mobile Number:  

Comment  

0/1200

 

NEWSLETTER

Subscribe Latin America Focus Bi-weekly to send news related to your mailbox