English 
搜索
Hebei Lansheng Biotech Co., Ltd. ShangHai Yuelian Biotech Co., Ltd.

Importações de diquat atingem alta histórica em 2022 no Brasil, mas Agricultores brasileiros sofrem com a escassez de diquatqrcode

Jun. 21, 2022

Favorites Print
Forward
Jun. 21, 2022

Após o artigo “Uma análise das vendas e mudanças de preços do glufosinato importado do Brasil e as tendências de preços das formulações convencionais”, os leitores do AgroPages sugeriram uma análise do mercado de diquat no Brasil. Para tanto, este artigo se enfocou nas vendas e variações de preços do diquat importado pelo Brasil, bem como as vendas e tendências de preços do fornecedor principal, a Syngenta, e das formulações convencionais.


图片3.png


A demanda brasileira por diquat tem sido relativamente estável nos últimos anos, atingindo um volume de mercado anual de mais de 1.000 toneladas, sendo amplamente dominado pela Syngenta. Com a proibição do paraquat no Brasil desde 22 de setembro de 2020, o diquat vem tornando-se rapidamente uma das principais alternativas para a dessecação. Também está sendo cada vez mais importado pelo Brasil, subindo de 3.475 toneladas em 2019 para 4.940 toneladas em 2020, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. Em 2021 a importação de diquat íon do Brasil acelerou esse aumentou, para 9.843 toneladas, um aumento de 550% em relação à demanda do mercado durante a última década.

Olhando para os dois primeiros meses de 2022, a importação brasileira de diquat íon (convertido) atingiu o valor de 2.705 toneladas, o maior nível da história, representando um aumento de 28% em relação a 2021. A demanda por paraquat no mercado brasileiro nos anos anteriores ficou entre 8.500 e 10.000 toneladas de diquat íon convertido. A importação brasileira de paraquat atingiu 13.000 toneladas de diquat íon. Em 2021 o volume de importação foi muito próximo dos números de paraquat em anos anteriores. Considerando a importação do Brasil de 10.800 toneladas de glufosinato em 2021, um crescimento de 200%, os dados mostram que as lacunas do paraquat para dessecação e controle de plantas daninhas estão parcialmente preenchidas.

Agricultores brasileiros sofrem com a escassez de diquat

A situação real no mercado brasileiro de diquat é semelhante ao de glufosinato, com os agricultores brasileiros, em geral, reclamando da falta do herbicida em 2021, especialmente de suprimentos insuficientes por parte da Syngenta. Tomando como exemplo o produto mainstream, REGALONE (Syngenta Diquat 200 SL), assim como o glufosinato, vamos analisar os dados de Mato Grosso, principal estado brasileiro produtor de soja, para estudar as tendências de preços das formulações de diquat, que são apresentadas a seguir:


图片4.png


Calculando 1 Real brasileiro (R$) valendo 1,39 Yuan chinês, o gráfico de preços revela um aumento de preço de 40,1 Yuans/litro (L) para 77,8 Yuans/L no mercado de distribuição em um período de um ano – o que significa um aumento de quase o dobro no preço, para não falar que esse preço está em um patamar baixo no Brasil. Em alguns estados brasileiros, como Minas Gerais (que é o segundo mais populoso do País), o preço de venda do diquat AS chegou a 159 Yuans/L. O mercado apertado é atribuível em parte à mudança na área plantada de soja.

Dados do governo brasileiro revelaram que a área de plantio de soja atingiu 40,80 milhões de hectares em 2021/2022, um aumento de 4,1% em relação ao ano anterior. A colheita de soja no Brasil é feita principalmente por meio de colheita mecanizada. Estabelecendo que a quantidade de uso de agentes para dessecação será de 150 g/mu (1 mu = 667m2), a quantidade total necessária de diquat seria de 18.000 toneladas. Então, de acordo com a última estimativa de consultores brasileiros, 80% da soja do país requer dessecação, o que teoricamente sugere a existência de uma lacuna na oferta de diquat.

A participação de mercado de diquat da China supera a Syngenta

Os principais fornecedores chineses de diquat são a Red Sun, Yonon e Shandong Luba, com uma capacidade total de produção de cerca de 50.000 toneladas, e as exportações são principalmente de dibrometo de diquat. Somente a Red Sun está produzindo dicloreto de diquat, principalmente para o mercado chinês. O preço de mercado chinês do dibrometo de diquat 40% TK é atualmente de 58.000 a 59.000 Yuans por tonelada, abaixo do nível mais alto do ano passado, mas acima de 70% em relação ao início do ano passado.


图片5.png


Antes de 2017, as empresas chinesas não tinham registro no Brasil, onde o mercado de diquat era dominado pela Syngenta. Desde meados de 2018, a oferta de produtos chineses para o Brasil aumentou gradativamente. Em 2021, a oferta anual total da China subiu para 5.800 toneladas de diquat íon, superando as 3.140 toneladas da Syngenta, cuja oferta foi de 4.050 toneladas em 2020, uma queda de 22% naquela época.


图片6.png


Atualmente, a capacidade de produção de diquat na China ainda está aumentando rapidamente. De acordo com dados, em 2022 a Red Sun está construindo uma instalação com capacidade anual de produção de de 15.000 toneladas de dicloreto de diquat convertido, enquanto planeja uma extensão adicional de sua capacidade já existente de diquat, incluindo até 60.000 toneladas de dicloreto de diquat. A Yonon está construindo uma instalação com capacidade de produção anual de 16.000 toneladas de dibrometo de diquat em Ningxia, enquanto a Luba planeja uma nova instalação com capacidade de produção anual de 10.000 toneladas de dibrometo de diquat em Dezhou, Shandong. Após a conclusão desses projetos, a capacidade de produção de diquat pode se tornar muito superior à demanda do mercado. Os fornecedores recém-chegados devem avaliar plenamente a cadeia industrial e ser cautelosos ao fazer investimentos.


640.gif


Conclusão

Tendo em vista a atual temporada de pico para a entrega de diquat e os níveis mais altos de preços dos intermediários neste momento atual, com 2,2-dipiridil a 90.000 Yuans por tonelada, além de bromo a 67.000 Yuans por tonelada, é esperado que o preço do diquat permaneça relativamente estável no curto prazo. As importações do Brasil aumentaram significativamente nos últimos dois anos, mas ainda se prevê que o país tenha uma escassez de milhares de toneladas, calculada teoricamente de acordo com a área de plantio de soja. Se a nova capacidade de produção na China for gradualmente colocada em operação e combinada com a incapacidade da Syngenta de controlar totalmente o mercado brasileiro de diquat, o aumento adicional de preços no mercado brasileiro no segundo semestre do ano pode ser pequeno.

Atualmente, o principal produto de exportação é o dibrometo de diquat, enquanto o mercado chinês é dominado pelo dicloreto de diquat da Red Sun. De acordo com a Red Sun, o custo de produção do dicloreto de diquat é menor que o do dibrometo de diquat, enquanto o efeito do dicloreto de diquat é 1,4 vezes maior do que o dibrometo de diquat.

Até agora, a Red Sun tem estado ativa em registros no exterior e um teste de campo será realizado em breve no Vietnã. No Brasil, Austrália, Rússia, Paraguai e Uruguai, os dados cadastrais estão sendo enviados. No futuro, a Red Sun estará em condições de fornecer produtos de solução de dessecação e eliminação de plantas daninhas mais econômicos para o mercado internacional.

Efeito de desidratação do dicloreto de diquat no sétimo dia (70g/mu)


Contato para consulta:
Erwin Xue
erwin@agropages.com
Linkedin: linkedin.com/in/erwin-xue-7a5b8580


Source: AgroNews

0/1200

More from AgroNewsChange

Hot Topic Change

Subscribe Comment

Subscribe 

Subscribe Email: *
Name:
Mobile Number:  

Comment  

0/1200

Subscribe to daily email alerts of AgroNews.